Você vive esquecendo o que estudou? Aprenda 3 Técnicas para fixar o que leu na memória.

81
27731

Durante o tempo que estudei para concursos sempre tive um problema: lembrar o conteúdo.

Isso acontece com você? Comigo acontecia muito e isso me deixava muito frustrado, pois parecia que estudar e resolver questões não eram suficientes para conseguir bons resultados em provas de concurso.

Durante os anos de 2008 a 2012, testei pessoalmente diversas técnicas de estudo e memorização, a exemplo da utilização de marca-textos e grifos nos próprios livros.

Mas nada me deu tanto resultado como as 3 técnicas que explico abaixo:

1ª Técnica: Explicação.

O primeiro passo ao estudar um determinado assunto é se concentrar para poder entender o que é lido. Isso é essencial.

Geralmente a maioria da pessoas param por ai. Assim como eu fazia. Mas é justamente nesse ponto que é preciso explicar o que foi compreendido.

Essa explicação pode ser feita de duas formas:

  • Auto-explicação: nada mais é do que explicar para si mesmo o conteúdo apreendido de modo lógico.
  • Ensinar o que aprendeu: consiste em fazer com que outra pessoa entenda o que foi estudado por meio de uma explicação simples.

Existe uma frase de Einstein muito interessante: “Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem

if-you-cant-explain-it-simply-you-dont-understand-it

Qualquer dessas opções já eleva o nível do aprendizado incrivelmente. E eu sei disso porque testei exaustivamente.

2ª Técnica: Resumo por Palavras-Chaves.

Já percebeu que, depois de um tempo, as coisas que você lê ficam desorganizadas na cabeça? A gente tenta explicar aquilo que leu, mas as idéias não estão mais alinhadas e começa a ficar difícil extrair a informação da mente.

Não se preocupe porque isso acontece com todo nós. Por isso, ter tudo que foi lido estruturado, em um resumo, ajuda consideravelmente a sua capacidade posterior de lembrar.

A quantidade de conteúdo é tão grande que a informação estudada precisa ser organizada no papel.

O problema é que muitas vezes resumo é confundido com cópia de trechos dos livros ou transcrição das aulas no caderno.

Então qual seria a melhor forma de resumir? Existem duas bem interessantes que partem do mesmo conceito de palavras-chaves:

  • Flash Cards: com essa técnica, você anota perguntas em cartões e coloca em uma caixa, de acordo com a sequencia lógica do que foi lido. No verso do cartão coloca uma resposta resumida, para que possa se testar com essas perguntas nas semanas seguintes, como se fosse um jogo. Se acertar a resposta guarda o cartão em outra caixa, mas se errar retorna para a caixa atual, para refazer na próxima semana.

flash-cards-concurso

  • Fichamentos: nessa forma de resumo você vai estruturar o conteúdo do que foi estudado em tópicos lógicos e simples, de modo que, no momento em que o resumo for revisto será possível lembrar de forma rápida e lógica.

fichamento-resumo-concurso

3ª Técnica: Revisão Constante.

De nada adianta utilizar as técnicas anteriores sem uma revisão programada e constante. De preferência semanal.

Um dos maiores erros que eu cometia e que a maioria das pessoas que também estudam para concursos comete é simplesmente não revisar frequentemente.

Não existe nada pior, em termos de eficiência para concursos, do que permitir que seu cérebro perca o acesso ao que já foi estudado. E eu falo em perder o acesso, porque na verdade você não esquece, mas sim perde a possibilidade de trazer a mente as informações que você precisa.

Por isso, estudar pela segunda vez é mais fácil. Mas isso é muito menos eficiente do que apenas revisar, pois a revisão é muita mais rápido que o reestudo.

calendario-de-estudos-para-concursos

E qual é o melhor período de revisão? Geralmente semanal, pois foi o que eu testei e deu melhores resultados.

O mais importante é que essa revisão seja feita de forma periódica e sistemática, de modo que seja possível sempre relembrar o conteúdo.

Se você tem interesse em conhecer mais técnicas que eu utilizei para ser aprovado em concursos de Defensor, Analista, OAB e Técnico, basta clicar aqui e baixar gratuitamente meu livro digital com todas essas estratégias.

Deixe um comentário aqui embaixo que eu vou te responder.

Um Grande Abraço,

Gerson Aragão

81 COMMENTS

    • Oi , gostei muito das sua dicas , estudo no Instituto Federal da Universidades de Mato Grosso – cuiaba , faço Engenharia Ambiental , estamos passando por um grave e já faz mais ou menos 3 mesês , estou no meu primeiro semestre e já não me lembro oq estudei , vc tem alguma autor ou uma coisa que posso me ajudar a lembrar e querer volta a estudar

    • Eu estudo e nunca lembro, o que estudei fico com muita vergonha quando tiro nota baixa,pq eu sei que eu estudei mas os professores não pessa que e falta de enterecer,tem como me ajudar a lembrar dos assunto.

  1. Achei ótimas as dicas, vou aplicar não só n9s estudos de concursos, mas na pós graduação e também nos vários livros que leio.

    Obrigada
    Daniela

    • Olá adorei suas idéias ,estou no primeiro semestre de Direito e não vejo a hora de estar preparada p fazer concurso.Vou fazer todas essas técnicas por que estou me sentindo como vc escreveu obg.

  2. Professor, ótimas dicas, estou aplicando a primeira e a segunda, com uma dúvida na terceira (revisão). Devo revisar semanalmente o que estudei durante a semana? Ou devo revisar desde o princípio, todas as matérias? P.ex.: Supondo que semana passada estudei constitucional e revisei constitucional no final da semana. Essa semana estudei administrativo, final de semana revisarei só administrativo? ou constitucional da outra semana também e assim por diante?

    Obrigado

  3. Oi Gerson, gostei das anotações num cartão….interessante…Farei isso agora nos novos estudos..Gostaria na verdade de realizar seu curso, é porque neste momento não poso mesmo por este momento horrível a qual estamos passando.

    Grande abraço,

  4. Gerson, estou tentando o concurso para Cabo para posteriormente tentar o de Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina, e a tempo também estou tentando passar no CFO de Santa Catarina, que é o Concurso para Oficiais somente para pessoas formadas em direito, mas para resumir para você não consigo nem me organizar no edital, com certeza é porque devo estar estudando totalmente de forma desorganizada, mas muito obrigado por passar suas experiências em concursos para nós, isso nos faz ver que é possível sim, Deus o abençoe, grande abraço!

  5. Ola. Muito bom as técnicas de estudo, já estou utilizando o fichamento e ajuda mesmo na memorização até porque são muitos conteúdos e o resumo auxilia nas estratégias.

  6. Achei muito interessante, a primeira técnica eu já utilizo e é muito eficiente, mais já estava ficando difícil para tantos conteúdos.Agora somada à uma boa revisão e algumas anotações vai ficar ótimo.

  7. Muito obrigada por compartilhar suas tecnicas. Estudo desde 2008, ainda nao consegui passar em nenhum concurso que fiz, por miseros pontos, mas sei que vou conseguir se Deus quiser! Realmente estudo e nao ta dando pra fixar o que estudei, vou colocar em pratica sua tecnica e com certeza ira me ajudar. bju, obrigada!

  8. O Gerson tenho dificuldades para decorar, respostas,mais por exemplo quando estou faz prova isso e uma tortura mais lembro bem,e não esqueço.
    Mesmo depois de um cancer e grandes problemas da vida.
    E eu acredito que agora que começou a vida,estou pensando em escrever um livro.
    Muito obrigado por compartilhar o conhecimento.
    Um Grande Abraço,
    Gerson Aragão.

  9. Cometo todos os erros apontados, heheh, mas a partir de agora tenho certeza que tudo vai mudar! Adorei as dicas, são bem fáceis de colocar em prática…. Gratidão pelas dicas e pelo livro disponibilizado.

  10. Eu leio muito, mas como é muito assunto acabo lendo rápido pra concluir logo e não acumular assunto. As vezes quando término a leitura esqueço de tudo que acabei de ler. Vou começar a usar suas técnicas, gostei demais!

  11. Bom dia!

    Gostei das suas técnicas, mas acho difícil funcionar comigo, estou tentando fazer a prova do CRC e acabo não me concentrando no assunto, não consigo lembrar depois do que já estudei. Mas vou tentar seguir suas técnicas e tentar me concentrar e assimilar alguma coisa.

  12. Era o que estava precisa do ler nesse momento! Sinto exatamente isso, que estudo e não consigo lembrar e tentar explicar pra mim mesma. Suas dias foram ótimas.
    Obrigada!

  13. Boa noite!

    Muito importante as dicas de como aprender a estudar.
    Sempre use sua sabedoria para ensinar a aprender, precisamos de pessoas capacitadas.

    Obrigada.

  14. Nossa achei maravailhosa essas informaçoes, sempre passo horas estudando e quando chega a hora debpor em prática da impressão q nunca li nada sobre o assunto. Me sinto incapaz as vezes é desanimador.

  15. Gerson trabalho todos dias das 08h ao 12h e 13:30h até 17:30h , tendo livre a noite e os fins de semana queria que me ajudasse a montar uma planilha de estudo de forma cíclica para o concurso de técnico do inss

  16. Prezadi Dr. Gerson

    Muito obrigado por compartilhar as tecnicas de estudo, estou no 8 periodo de direito, realmente eu estava desistindo de tudo pois, leio leio leio, e nao consigo fixar o que eu estudei, ja li tanta doutrina na vida, estudei para o concurso do TRT 3 regiao , nas ferias, mas me sinto incapacitado, acho que ate sou burro demais, meu maior sonho e me tornar defensor publico.

  17. Muito bom seus métodos, mas tenho um grande problema: sou muito ansiosa, tenho falta de atenção, não me concentro por muito tempo, tenho pouquíssimo tempo pra estudar. Queria saber como lidar com isso e ser bem sucedida nas provas? ??

  18. Prezado Gerson, adquiri curso on line para defensoria pública, no entanto percebo que estou acumulando informações sem nenhuma estratégia de estudo. Muitas informações, ao concluir os vídeos 3 h de estudo já estou esgotado. No outro dia, tudo se repete e por falta de tempo não consigo exercitar provas. Ajude-me!!

  19. Gostei muito, vou tentar essa técnica para estudo, pois tenho muita dificuldade de fixar o conteudo na mente, se puder me passar mais dicas agradeço.

  20. Essas dicas são ótimas e fico feliz em ler porque já faço algumas delas e nem sabia que eram técnicas utilizadas por concurseiros, parabéns pelas dicas achei muito interessante as dos cartões de memória.

  21. Oi Gerson.
    Você pode, por favor, explicar um pouco melhor ou dar dicas de como fazer os resumos (RPC)?
    Tenho muita dificuldades em fazer resumos.
    Agradeço a atenção
    Tatiane Leão

  22. OLA GERSON, VC PODERIA NOS DAR DICAS DE COMO ESTUDAR RACIOCINIO LOGICO, POIS TENHO MUITA DIFICULDADE DE ASSIMILAR ESSA DISCIPLINA, NO MOMENTO DE RESOLVER AS QUESTOES

  23. Obrigada pelas dicas , gostaria se possível que me mandasse essas dicas por email vou apostar nisso e vou estudar pra passar pois preciso muito sou auxiliar de serviços gerais e trabalho na secretaria de uma escola mas sou muito descriminada por ser serviços gerais e só posso mostrar que minha capacidade de verdade se eu passar em um concurso . Há sou concursada em serviço gerais mas quero fazer o concurso do inss e todos que aparecer estou no terceiro ano da faculdade de serviço social e suas dicas irá me ajudar muito.

  24. Bom dia Gerson! Muito boas dicas! Fiquei um pouco em dúvida em relação a questão da revisão semanal. Com o passar do tempo, a quantidade de conteúdo estudada aumenta consideravelmente. Como revisar tudo sempre, toda semana?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here