Você estuda lendo em Voz Alta?

Tempo de leitura: 1 minuto

Se sim, saiba que esse pode não ser um método de estudo tão produtivo quanto acha. Veja a explicação do professor Gerson Aragão:

Em regra, quem estuda lendo em voz alta acaba fazendo-o em ritmo mais lento, enquanto a leitura “silenciosa” tende a ser mais rápida.

Segundo o vídeo do Gerson, você perde de 30 a 40% da produtividade ao estudar lendo em voz alta, pois há uma certa confusão no seu cérebro, que tem de se desdobrar em prestar atenção ao que você lê e fala.

Experimente fazer uma leitura atenta, grifando os trechos mais importantes e as palavras-chave daquele tópico, bem como fazendo apontamentos no livro ou apostila que esteja realizando. Essa leitura mais participativa acaba aumentando seu nível de concentração.

O uso da leitura em voz alta pode, todavia, ser útil quando você não está conseguindo se concentrar na leitura. Daí, por alguns minutos, você pode ir falando o que dispõe o livro, o que acaba “limpando sua mente” para se concentrar no conteúdo estudado.

Ressalte-se que essa leitura em voz alta, portanto, deve ser feita excepcionalmente e por pouco tempo. O ideal é que você treine sua mente e concentração para se dedicar ao conteúdo estudado.

Nesse sentido, é importante também o local em que você está estudando. Busque um lugar silencioso e sem muitas distrações: seu quarto, escritório, uma cabine de estudos ou biblioteca.

Evite estar com o celular perto. Deixe-o em modo totalmente silencioso (ou até avião), de forma que não será importunado pelas notificações de redes sociais etc.

Seguindo essas dicas, você estará lendo mais concentrado e poderá obter melhores resultados em suas provas.

Esperamos que tenham gostado da dica de hoje. Se tiverem sugestões para nossos próximos posts, comentem embaixo, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *