Vida depois do concurso

0
262

Você sabia que é muito importante pensar sobre como será sua vida depois do concurso público (não apenas no aspecto financeiro)? É o que fala o Prof. Gerson Aragão no seguinte vídeo:

Então, primeiramente, pense como será sua vida no cargo que tomará posse dá maior motivação nos estudos. Digamos que você queira ser juiz(a): imagine-se usando a toga de juiz, entrando no gabinete, conduzindo audiências, coordenando os trabalhos de seus servidores e assessores, realizando acordos, garantindo direitos à parte vencedora (pensão alimentícia, liberdade, exclusão de penhora sobre bem de família etc).

Quanto mais detalhado você pensar, maior motivação. Além disso, poderá pensar nas oportunidades que você trará a si e a sua família: melhor qualidade de vida, viagens, bens etc.

Da mesma forma, é importante que você não idealize ou endeuse tanto o cargo que pretende ocupar. Todas as carreiras públicas têm seus lados positivos, mas também negativos.

É por isso que é importante que você busque conversar com pessoas que ocupam o cargo que você almeja. Por exemplo, se você pretende ser advogado público, mesmo que não tenha um amigo ou conhecido na área, por que não ter coragem de ir à sede da procuradoria na sua cidade e falar com um dos procuradores de lá?

Assim, você terá noção da carga de trabalho, das matérias com mais se trabalha, das rotinas e burocracias administrativas, da facilidade ou dificuldade de ascensão no cargo etc.

Isso é importante porque você terá mais consciência das atribuições do cargo e poderá continuar estudando para ele ou, caso não se identifique, mudar para uma outra carreira com que se identifique mais.

Fazer esses pequenos “testes da vida real” podem ser um grande fator para impulsionar seus estudos. Pense nisso!

Até o próximo post!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here