Veja aqui DICAS sobre como aumentar e melhorar a concentração.

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Para muitos alunos, a parte mais difícil de estudar é justamente começar. Às vezes gastamos muita energia planejando o estudo em si do que estudando de fato. Mas então, como devemos iniciar nosso momento de estudar?

É preciso primeiramente esvaziar o cérebro. Não queira chegar logo após do trabalho ou de qualquer outra atividade anterior ou preocupações externas e já começar a estudar imediatamente.

Isto porque, o processo de descansar requer a “reiniciação do seu cérebro“. Parar, respirar, fechar os olhos, dar um tempo e só então começar a estudar.

Não sei se vocês já ouviram falar da expressão “cérebro multitarefa” que ocorre quando nós damos atenção a mais de uma coisa.

Na verdade, o que existe com o processamento de multitarefa é a alternância de atenção. Para algumas atividades, isto é bom: O poder que se tem de alternar a atenção para realizar várias coisas quase que simultaneamente.

Ocorre que, quando o assunto é o estudo, esta alternância de atenção é extremamente prejudicial, pois quando a pessoa não está 100% atenta a uma tarefa, isso vai fazer com que sua tarefa demore quase o dobro de tempo para ser realizada por completo, ou muitas vezes, esta falta de foco, e atenção só para os estudos acabe por impossibilitar sua realização por completa e por isso muitas pessoas dizem: “ai desisto de tentar estudar hoje, estou sem concentração nenhuma.“

Mas como estamos aqui para ajudar, após identificar o problema, o nosso objetivo é trazer exemplos de sugestões eficazes que vocês podem experimentar, fazer disso um hábito e colher frutos de um estudo poderoso e focado.

#DICA01 – ATIVIDADE MOTIVACIONAL

Pense em 5 coisas que te traga felicidade e tranquilidade. Se necessário, escreva num papel e vá pondo a imaginação para funcionar em cima daquela lista. Por exemplo: adoro passar um final de semana livre com minha família em um churrasco, ou adoro ficar em casa assistindo filmes, viajar, etc..

Depois que você escreveu, pensou e imaginou essas cinco situações, como você se sente? Aposto que mais leve e um pouco mais motivacionado, pois vocês sabem que aquele caminho de estudo é necessário para alcançar alguma dessas situações de forma perene, sem precisar daquela renuncia constante.

#DICA02- TÉCNICA DE RESPIRAÇAO

As técnicas de respiração e meditação melhoram a concentração e a produtividade. Quer testar?

Feche os olhos, inspire profundamente, agora segure por 5 segundos, e solte o ar pela boca pelo mesmo tempo. Faça isso por 10 vezes.

Outra técnica de respiração que acalma é o “4-7-8“. Inspira lentamente por 4 segundos contando mentalmente, prende o ar por 7 segundos e libera, também lentamente por 8 segundos. Repita por 4 vezes.

Essas técnicas têm um poder de deixá-lo mais calmo. E lembre-se: Quanto maior a regularidade, mais efetivos serão os resultados.

#DICA03- DISTRAÇÕES VISUAIS

Se afaste de coisas que podem desviar sua atenção!

Limpe sua mesa, tire todas as distrações visuais, isto é, qualquer coisa que interrompa sua linha de raciocínio. Por exemplo: estudar com celular por perto. Estes é um dos grandes problemas atuais, pois uma olhada no what’s app, email, instragram pode comprometer seu tempo e sua atenção e foco para retornar a estudar.

Não adianta ter tempo disponível para estudar por 8h/10h.

O que importa é sua qualidade de estudo, a qual depende de sua atenção 100% naquilo que esta fazendo.

Agora assistam estes dois vídeos, no qual o Gerson Aragão fala um pouco de como ele fez para ter concentração nos estudos.

 

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