Solução definitiva para a preguiça e o cansaço

Tempo de leitura: 2 minutos

Antes de começar, assista a este vídeo:

 

Agora vamos, por partes, propor algumas soluções para esses dois problemas, comuns não só aos concurseiros, mas a boa parte de quem exerce atividades fixas (trabalho, trabalho doméstico, estudo universitário/escolar etc).

I) Vencendo o cansaço

Todos sabemos que o corpo fala. O cansaço é uma das formas de nosso corpo nos comunicar que ele está esgotado ou quase chegando no limite.

O fato de não ter mente e corpo descansados impede um estudo produtivo e, pior a melhor apreensão do conteúdo estudado. Então, listamos abaixo algumas dicas rápidas pra ajudá-lo:

  1. Busque dormir uma quantidade adequada de horas, o que varia entre seis a oito horas. Dormir é bom, de graça e ainda ajuda a consolidar o conteúdo estudado na memória;
  2. Elimine ou diminua a quantidade de atividades extras, justamente para ter mais tempo para o descanso e para os estudos também;
  3. Procure fazer atividades físicas, preferencialmente de manhã, já que isso lhe dará logo cedo um boost de produtividade e, naturalmente, ao final da noite, permitirá que durma melhor;
  4. Alimente-se bem e saudavelmente, evitando bebida alcoólica, alimentos pesados e gordurosos antes de ir pra cama. Uma má digestão poderá fazê-lo perder sua produtividade no dia seguinte.
  5. Liste suas prioridades diárias, buscando resolvê-las ao longo do dia e vá se deitar sem muitas pendências: fazendo assim, você não perderá o sono por conta das preocupações.

II) Despistando a preguiça

Se o seu caso não é de cansaço, mas de preguiça, então o negócio é tomar vergonha na cara buscar combater as suas causas!

Quem já não se pegou dizendo a seguinte frase: eu odeio estudar (coloque aqui o nome da matéria)! Pois então: se você diz isso, dificilmente seu cérebro estará disposto a se concentrar pra entendê-la!

Use a estratégia do fake it ‘til you make it: finja até que isso se torne verdade. Pense, sem ironizar: eu amo/gosto dessa matéria! Ela é muito importante! Ela me fará passar no concurso que quero! Depois de passar, nunca mais terei de estudá-la!

Essa estratégia, um pouco boba de início, acaba incutindo no seu cérebro uma nova visão e, melhor, um gosto pra estudar a matéria. Daí ficará muito mais fácil se livrar daquela preguiça.

Busque também evitar hábitos que levam ao ócio. Ex. se você, quando chega do trabalho, em vez de ir estudar, liga a televisão ou o Netflix, mude esse hábito e formule mentalmente o seu amor/interesse e a importância de estudar já no carro/ônibus/metrô/trem/bicicleta antes de chegar a casa. Em poucos dias, estará deixando pra lá a TV e se apaixonando por Direito Empresarial, hehe!

Enfim, essas são as dicas do dia!

Se quiser contribuir aqui com sua experiência de como combate cansaço e preguiça, compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *