REVISÃO É PERDER TEMPO?

Tempo de leitura: 2 minutos

Não seria perfeito se estudássemos o conteúdo dos assuntos apenas uma vez e lembrássemos dele para sempre?

Com certeza! Mas, infelizmente, isso não é o que acontece.

A tendência comum de qualquer aluno é sentir necessidade de aprender cada vez mais novos assuntos, e assim avançar no seu edital até a data da prova.

A pergunta é: de que adianta avançar, avançar e avançar sem manter uma estratégia de revisão e a cada dia que se aproxima da prova resulta em uma perda do assunto anteriormente estudado?

Mas será que revisar é realmente importante e necessário?

Bom, queridos alunos, a ciência após muitos estudos, já comprovou que todos nós tendemos a esquecer assuntos aprendidos anteriormente à medida que o tempo passa e vamos adquirindo novas informações, devido a chamada curva do esquecimento.

A curva do esquecimento consiste na representação gráfica da relação que existe entre a retenção das informações adquiridas e o tempo em que elas permanecem retidas em nossa memória.

Neste exato momento, por exemplo, você deve está esquecendo de parte do conteúdo estudado ontem, ou de uma semana atrás ou /e de um mês atrás.

Mas fique calmo, que este processo de esquecimento acontece com todos nós frente a fixação de uma informação na memória a longo prazo.

Está cientificamente comprovado a necessidade de revisão. Apenas o que pode ainda divergir é quanto a frequência de revisões necessárias, se diária, semanalmente, a cada 15 dias etc…

Portanto, o que queremos que seja plantado na sua mente é que não é controverso sobre a necessidade de revisar, mas tão somente sobre a quantidade de revisão.

Partindo desse pressuposto (importância da revisão), muitos devem estar se perguntando sobre como revisar sem “perder tempo“.

A utilização da técnica da revisão pode ser somada com outras técnicas a fim de potencializar a otimização do tempo do Concurseiro, como por exemplo, revisar utilizando-se de resumos previamente feitos pelo Aluno ao longo do estudo sobre determinado assunto.

Umas das técnicas ensinadas no Curso Método de Aprovação é o Resumo por palavras chaves – RPC, assim, o aluno no momento das revisões consegue imprimir uma dinâmica para rever os assuntos anteriores seguindo a frequência de revisões da técnica R12X.

Desta forma, evita-se que a revisão seja um novo estudo longo e demorado e acaba por eliminar, aos poucos, aquela tendência de só querer estudar coisas novas.

Até porque se não revisamos, esquecemos. Se esquecemos, erramos na prova ou muita vezes ficamos em dúvida entre duas alternativas corretas. Não é mesmo?

Ademais, é fundamental que o aluno no momento que estiver na revisão de determinado assunto, resolva muitas questões, justamente para que haja uma efetiva fixação dos conteúdos e percepção das dúvidas existentes.

Assista agora um vídeo, no qual o Prof. Gerson fala sobre outras dicas acerca da importância da frequência de revisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *