Repetição é igual à memorização

Tempo de leitura: 2 minutos

Sabemos que, nos estudos para concursos, não adianta estudar um assunto só uma vez. Teremos de revê-lo outras vezes, principalmente aqueles de maior incidência em provas.

É por isso que uma ferramenta chave nos estudos para concursos é a revisão: por meio dela se consolida na memória o conteúdo estudado de forma que, sim, repetição é memorização!

Quanto mais vezes você revisar aquele material, preferencialmente num resumo feito por você mesmo, mais facilmente você memorizará o conteúdo!

Mas você pode se questionar: e quando eu já revi o assunto várias vezes, de forma que eu não o acho mais necessário? A dica que damos, nesse caso é que você pode até pular a revisão daquele assunto numa dada semana, mas deve se testar sobre o assunto para saber se realmente lembra do conteúdo.

Um exemplo: digamos que você tenha estudado sobre atos administrativos e já tenha revisado sobre o assunto várias vezes. Ao resolver questões, porém, e constatando que errou muitos itens ou se esqueceu de um determinado tema sobre o assunto, isso é indicativo de que você deve voltar àquela revisão.

O ideal é que você revise o tema muitas e muitas vezes, de forma que aquele conteúdo virá de forma automática. Para acelerar a revisão, você pode, por exemplo, passar pelos títulos e subtítulos da revisão e explicar mentalmente aquele assunto. Se a memória falhar, revise aquele subtópico.

Com o passar do tempo, notará que gastará menos minutos para rever o assunto. Se na primeira revisão, você leva 30 minutos, quando estiver lá pela sua décima vez, levará poucos minutos, porque estará “craque” no assunto.

É a conclusão prática do Prof. Gerson Aragão no vídeo abaixo:

Assim como quando aprendemos e repetimos um determinado percurso (novo trabalho ou nova cidade), mesmo que depois de um tempo não voltemos a fazê-lo, lembraremos das rotas para chegar até ele é também o “caminho do conhecimento”: repita várias vezes aquele assunto e em breve você estará chegando a ele “no piloto automático”!

Gostou da dica de hoje? Continue acompanhando nosso blog e nosso canal de Youtube!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *