Quero iniciar meus estudos, mas só tenho 2 horas por dia

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das perguntas mais comuns que se fazem aos aprovados em concurso público é: quantas horas por dia você estudava? Independentemente da resposta dada, cria-se uma certa paranóia de que se tem de estudar mais e mais horas.

No caso dos candidatos que dispõem de poucas horas pra estudar, por conta de trabalho, faculdade e deveres domésticos, muitos se sentem impotentes, quando vêem que algum outro colega passa o dia estudando, enquanto ele só dispõe de 2, 3 ou 4h de estudo.

Um GRANDE conselho: esqueça esse negócio de quantidade de horas! Muito melhor se importar com a qualidade de estudo. Ora, de que adianta ter 10 horas de estudo, se a pessoa estuda de uma forma errada, por exemplo, decidindo ler todos os sete volumes daquela coleção de Direito Civil, não fazendo questões etc.

Não custa repetir que a função da estratégia de estudos dada pelo Curso Método de Aprovação é justamente encurtar esse tempo entre início de estudos e a aprovação.

Nesse sentido, assista ao vídeo abaixo do Prof. Gerson Aragão:

Dessa forma, é importante que se sigam os seguintes passos:

1) Definição de onde se quer chegar

Trata-se da escolha do cargo, vendo todos os seus prós e contras. Ex. concurso no Estado de residência/fora do Estado; matérias a serem estudadas; afinidade com o cargo etc.

2) Criação de um planejamento

Considerando o tempo diário disponível e a proximidade/distância do lançamento do edital, você poderá estipular se sua meta de estudos é de curto, médio ou longo prazo. O ideal é uma preparação a médio ou longo prazo. A estipulação de um planejamento de curto prazo só é recomendável se você já está em um bom ritmo de estudos, com mais de 70% do edital esgotado.

3) Criação e implementação de uma estratégia de estudos

Isso é feito considerando os fatores acima, e utilizando técnicas eficazes de estudo, como elaboração de resumos por palavra-chave, uso do edital sintetizado e outras técnicas dadas ao longo do Curso Método de Aprovação, muitas disponíveis em nosso ebook.

Por fim, e voltando à pergunta inicial do tempo de estudos, é preciso lembrar que cada trajetória dos aprovados é única, envolvendo seu próprio histórico pessoal, foco, disponibilidade, capacidade etc. Enfim, não importa quanto tempo você tenha disponível para estudar: dê o melhor proveito a ele, usando técnicas adequadas de estudo e você se verá aprovado antes mesmo do que espera!

Até a próxima dica!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *