Pisando no acelerador da aprovação – como ter maior concentração

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem já não se pegou no meio dos estudos tendo todo tipo de devaneio, perdendo a concentração? Por outro lado, quem, numa véspera de prova de faculdade, foi capaz de ler dezenas ou centenas de páginas ou resolver várias questões em poucas horas e acabou logrando um bom resultado (apesar de ser esse tipo de estudo não recomendável para quem faz concursos)?

Assista a este vídeo do Prof. Gerson Aragão e entenda o porquê de que “pisar no acelerador” durante os estudos gera maior concentração e, portanto, maior apreensão do conteúdo:

É claro que essa técnica não deve ser usada o tempo todo. Ora, toda aceleração requer um impulso inicial, mas também um momento de desaceleração.

Uma boa maneira de, em caso de leitura, focar mais é ler usando o dedo, um lápis ou uma régua conduzindo a leitura (como quando você procura uma palavra no dicionário). Isso demandará maior atenção.

É importante que a leitura seja atenta, ativa: não basta só ler o conteúdo. Use um lápis ou caneta para fazer pequenas anotações (uma dúvida, uma crítica àquele posicionamento, um complemento à informação dada ali quando você lembra de informação aprendida em outro momento).

Se você assiste videoaulas, experimente, caso possível, acelerar a velocidade do vídeo – certamente notará que ficará em um estado de maior concentração, para não perder as explicações do professor, devendo, é claro, pausar e/ou retornar para fazer seus apontamentos de aspectos mais específicos.

Teste-se, enfim! Se, quando você se pegar perdendo o foco ou a atenção no conteúdo estudado, experimente primeiramente esvaziar seu cérebro de suas preocupações externas (ex. anote em um post it as pendências, pratique exercícios de mindfulness) e depois estudar de uma forma mais acelerada por alguns minutos ou uma ou duas horas. Depois disso, se continuar concentrado, pode prosseguir estudando em “velocidade normal”.

Aperte os cintos e acelere rumo à aprovação!

 

“Velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa… Se tem certeza disso, aperte o pé”. (Pat Proietti)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *