Os detalhes que importam em concursos

0
91

Passar em concursos públicos é uma batalha cheia de altos e baixos. No começo, mais baixos do que altos. Mas o que nos faz persistir?

A meta. O sonho. Ocupar um cargo público qualificado. Obter boa remuneração. Poder dar boas condições de vida aos seus familiares. Conhecer o mundo. Fazer o bem.

Assim como quem se prepara para um maratona ou quer perder aqueles “benditos” 5kg,  o processo de preparação para concursos públicos deve ser visto por etapas.

Quando se vê aquele edital com tantas matérias e tópicos, pode bater aquela preocupação, mas ao separar o edital e estabelecer metas diárias, as coisas começam a melhorar.

Repetimos aqui: você tem de ter estratégia!

Mas há pequenos detalhes que podem fazer dessa caminhada mais leve. É o que diz o Prof. Gerson Aragão no vídeo abaixo:

Nesse vídeo, o Prof. Gerson lista três detalhes importantes para que você se fortaleça ao longo da batalha:

1) O dia do descanso

Ora, se até Deus descansou depois de criar o mundo, por que você também não deveria?

O ser humano não é feito para trabalhar ininterruptamente e se o fizer, “o corpo fala”: cansaço, irritabilidade, perda ou ganho de peso etc. É importante que você tire um dia ou um horário de descanso todo dia, mas que não seja só pra ficar plantado no sofá assistindo TV ou o Netflix depois de cumprir sua meta diária [nada contra, mas a vida lá fora é tão bela, não?].

Tire um dia para descansar com sua família. Sair com seu/sua namorado(a), noivo(a), esposo(a), filho(a), contatinho(a) [hahahahaha]. Passeie com seu cachorro. Saia com seus amigos. Enfim: a vida não deve ser curtida apenas após passar – dá pra curtir o “durante”!

Se você faz parte do perfil que trabalha, mas estuda nas noites da semana e durante o sábado e o domingo, tente fazer algum programa leve em um desses dias para descansar. Nosso cérebro e nosso corpo precisam disso!

2) A amizade no mundo dos concursos

Além do apoio dos nossos familiares e amigos mais próximos, é comum que na caminhada de preparação para concursos públicos se façam grandes amizades que podem ser levadas para a vida toda.

Ora, quem melhor entende do “dialeto concurseiro” e de todas as agruras do concurseiro se não outros como ele? E hoje em dia, com grupos de Whatsapp e outras redes sociais, essa rede de amizades pode fazer com que pessoas que morem em Estados bem distantes ou até que nunca tenham se visto pessoalmente tornem-se grandes amigas.

Exemplos não faltam! Provavelmente você deve ter algum amigo assim e se não tiver ainda, em breve encontrará um.

Evite, obviamente, ficar próximo de pessoas muito negativas, que falam que nunca vão passar, que concurso é muito difícil etc. Busque influências positivas: colegas já aprovados ou que estão passando para as próximas fases dos concursos que você tem interesse.

Certamente assim você encontrará maiores inspirações e forças. Mas se lembre: cada um tem um jeito de trilhar seu caminho. Então aprenda a conhecer os seus limites e o que você pode tirar de positivo das experiências dos outros.

3) Resiliência

Uma das características mais importantes que todo concurseiro deve ter é ser resiliente, persistente: não desistir depois dos vários tombos que levar ao longo da preparação.

Mas não basta só isso: é preciso estudar de forma correta. Avaliar seu desempenho. Saber em que foi melhor ou pior e buscar corrigir seus defeitos.

A análise das questões é a bússola disso: você verá se faltou estudar lei, doutrina ou jurisprudência. Se deveria ter feito mais questões. Se faltou revisar certos assuntos etc.

É nesse sentido que se insere o auxílio que pode ser prestado pelo Curso Método de Aprovação, com técnicas práticas que ajudam você a corrigir seus vícios e melhorar sempre rumo à aprovação.

Baixe nosso ebook e conheça um pouco mais do nosso trabalho.

De qualquer forma, conte conosco e acompanhe esse blog e nossos vídeos postados diariamente no Youtube.

Em breve você estará chegando no topo da montanha!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here