Os 10 mandamentos do concurseiro Inteligente

Tempo de leitura: 6 minutos

Um concurseiro inteligente é uma pessoa dedicada, esforçada e motivada para ir atrás de seus sonhos e objetivos.

Concurseiro é o nome dado a quem tem como principal meta passar em concursos públicos. Mas para se sair na frente dos demais candidatos, são necessárias algumas dicas para garantir um resultado melhor. Dicas não, vamos chamar de mandamentos.

Confira nesse texto os 10 mandamentos do concurseiro inteligente.

1- Encontrar a motivação correta

O que seria de qualquer pessoa sem motivação, não é mesmo? Uma pessoa desmotivada, além de triste no seu cotidiano, também não encontra motivos para se esforçar para atingir seus objetivos. Já uma pessoa motivada pode fazer a diferença.

Pensando em concursos, uma pessoa com um objetivo e propósito definidos pode ir muito mais longe. Quem está motivado certamente se dedicará mais, estudará mais e focará os pensamentos nos objetivos do futuro, o que só vai favorecer para ir bem no concurso que for realizar.

2- Ter foco em um cargo 

Ainda falando em motivação, uma dica para se motivar ainda mais é focar. Com foco fica mais fácil de correr atrás do objetivo e correr na direção certa.

Se você concurseiro focar em um cargo, ficará mais fácil conseguir aprovação, já que quem foca começa a aprender e entender mais do assunto que escolheu e já elimina uma parte da concorrência. Isso auxilia não só para saber qual o rumo certo que deve tomar, mas também ajuda e será fundamental para você se desgastar menos, já que evitará estudar e focar no que não acha necessário e no que não gosta.

3- Se especializar em uma ou duas instituições

Outra dica importante para os concurseiros é se especializar em uma ou duas instituições. Isto é, saber como se comportam as bancas para ficar mais fácil evitar erros que possam te prejudicar sem você perceber. Assim, com esse conhecimento adquirido ficará mais fácil de passar nas provas.

Dessa forma ficará mais fácil de saber o que as bancas examinadoras dão mais atenção na hora da correção das provas e será mais fácil evitar que algum erro desnecessário possa ser evitado só com um pouco mais de atenção.

4- Analisar provas anteriores, perfil ideológico das bancas e correlação do cargo com os assuntos de modo a reduzir os assuntos a serem estudados

Esse item trata resumidamente de sintetizar o edital da prova. Para isso, algumas dicas podem ser utilizadas para encurtar esse caminho. Analisar provas anteriores vai te ajudar a perceber o quais assuntos mais costumam aparecer nas provas e se preparar para estudar o que cai com mais frequência.

Analisando o perfil ideológico das bancas ficará mais simples entender o que elas pensam e por qual ideologia acham mais correto, para assim evitar erros. E ver quais assuntos mais tem a ver com o cargo pretendido vão te ajudar a evitar ficar estudando horas e horas sem necessidade e focar a concentração nos assuntos que são extremamente necessários.

5- Traçar uma estratégia de estudos baseada em leitura, criação de resumos extremamente enxutos por palavras-chave e revisões constantes desses resumos

Estratégias sempre são muito bem-vindas. E nos estudos também. Portanto se você ainda não tem uma estratégia, comece a pensar em uma hoje mesmo.

A dica é traçar uma estratégia baseada na leitura, já que é o que mais você precisará fazer, mas com a criação de resumos que sejam extremamente enxutos por palavras-chave e que sejam feitas revisões constantes nesses resumos. Assim sua leitura e revisão serão mais eficientes e você ganhará mais tempo.

6- Elaborar um calendário

Essa dica pode até parecer desnecessária, mas é fundamental. Sem planejamento ninguém vai a lugar algum. Nos estudos o planejamento pode ser a saída para você conseguir estudar o necessário e se sair bem na hora das provas.

Então elabore um calendário para melhorar sua organização e iniciar seus estudos sempre com planejamento que depois você verá a diferença.

7- Estruturar seu ambiente de estudo

De nada adianta estudar o dia inteiro se no local em que está estudando tenha muito barulho, pessoas conversando o tempo todo ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar.

Para estudar é necessário concentração e tranquilidade. Então antes mesmo de começar a estudar, planeje o seu ambiente de estudo, escolha um local da casa para estudar e se dedicar aos livros e anotações e aproveite ao máximo a tranquilidade que o local vai te oferecer para se concentrar nos estudos.

8- Entrar em ação

Antes de começar a estudar é necessário saber o que irá ler, quanto tempo irá dedicar por dia, estar motivado, elaborar uma estratégia e ter um calendário bem definido. Depois disso é hora de colocar a mão na massa, dar o primeiro passo.

Esse momento é muito importante e fundamental para a sequência dos seus estudos. É a hora em que só depende de você para seguir adiante em busca dos seus objetivos e é importantíssimo dar esse primeiro passo para os outros virem na sequência. Só depende de você.

9- Resolver questões constantemente

Depois que começar a estudar e já estiver dominando um pouco mais os assuntos, a dica é resolver questões sempre que for possível. Com isso será fácil perceber se está estudando da melhor forma, se o tempo dedicado ao estudo é o suficiente e se o aprendizado está progredindo.

É uma espécie de autoanálise e que é necessária ser feita sempre que for possível, para aprimorar seu aprendizado ao máximo.

10- Se espelhar nos aprovados ou quem está na sua frente nos concursos

Todos nós sabemos que para qualquer área que queremos ter sucesso, devemos nos espelhar em quem já conseguiu o mesmo que queremos.

No caso dos concursos, tente se espelhar em quem já foi aprovado, pegar dicas com as pessoas que conseguiram passar nas provas e tente fazer o mesmo do que essas pessoas que obtiveram sucesso.

Fica mais fácil saber quais os próximos passos que você deve dar se seguir o que outra pessoa fez para conseguir.

Com essas 10 dicas fundamentais, espero que você se torne um concurseiro inteligente e passe em todos os concursos que precisar de aprovação.

Passar em um concurso público não é uma tarefa fácil, mas pode se tornar mais tranquila se traçar uma estratégia para isso e se esforçar ao máximo em busca de seu objetivo.

Espero que você se torne um ótimo concurseiro com essas dicas e aproveite ao máximo para aprimorar seus estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *