O que te motiva a estudar para Concursos Públicos?

Tempo de leitura: 3 minutos

O conhecimento é um patrimônio cultural que ninguém lhe tira – Luiz Flávio Gomes

O que te motivou a iniciar seus estudos para concurso público? Já parou para pensar sobre isso?

Independente da resposta, lhes convido a listar em uma folha de papel os motivos que te levaram a querer prestar concurso público, assim, para aqueles que nunca sequer pensaram no assunto, é uma oportunidade de conhecê-los.

Por outro lado, para os que já sabem seus motivos, nada melhor do que relembrá-los e fortalecer sua mente a fim de permanecer nesse caminho de estudos.

Vamos lá, liste pelo menos 5 (cinco) motivos fortes que faça com que todas as vezes que você os releia, lhe dê forças para continuar nessa trajetória.

Pode ser melhorar de vida e não mais passar por certas dificuldades, ou ajudar pessoas, quer seja através do cargo que irá exercer, quer seja pelos benefícios que ele lhe trará. Enfim, cada um tem o seu motivo.

Agora, elenque-os em uma folha de papel.

Ao lado deles, coloque também como você se ver após tomar posse no cargo almejado e todas as coisas que você pode fazer a partir deste dia.

Este exercício de se auto visualizar no cargo sonhado é muito bom, pois ajuda a fortalecer sua motivação, bem como sua mente em geral. Afinal, nada melhor para se motivar do que ter um propósito claro e bem definido na mente.

Assim, isso tudo sedimentado, fará com que você queira “pagar o preço” até ser aprovado, uma vez que o objetivo final é forte o suficiente para mantê-lo firme e não desistir.

Por isso elenco essas 3 #DICAS para aumentar sua motivação:

  • Fortaleça sua mente: Elenque pelos menos 5 motivos que lhe fazem querer prestar concurso público, bem como já se visualize no cargo almejado e liste pelos menos 5 coisas que poderá fazer após a posse.

 Nada impede que você consuma conteúdo motivador externo, como assistir filmes/ vídeos motivacionais. Mas reparem que eles só lhe darão forças por um dia/semana, pouco tempo.

Por isso, tente buscar motivações internas. Lembre-se que a principal motivação é a que vem de dentro de você

  • Defina seus propósitos: onde você quer chegar? Trace os meios/ métodos através de cronogramas e metas diárias/ mensais que lhe ajudem a atingir seus objetivos.

 

  • Prepare-se: Na grande maioria das vezes a falta de motivação é ocasionado pela falta de conhecimento sobre assunto, quer seja porque nunca o estudou, quer seja porque possui dificuldades na matéria.

Isso gera preguiça até para começar a estudar.Por isso, o comando é: APENAS COMECE!

Nada mais motivador do que vê o próprio crescimento. O importante é começar. Monte seu cronograma e analise métodos de estudos que potencialize deu desempenho.

Quando sabemos que estamos no caminho certo, progredindo e que estamos competindo de igual para igual com os melhores, nossos medos diminuem, a preguiça vai embora, dando espaço a uma enorme motivação.

Veja mais sobre o tema, neste vídeo gravado pelo Prof. Gerson e o Professor Luiz Flávio gomes:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *