O que fazer quando o concurso abre pela primeira vez?

Tempo de leitura: 2 minutos

Isso é algo raro hoje em dia, pois a maioria dos órgãos e entes públicos já realizaram provas de concurso público para selecionar seus servidores ou empregados públicos. No entanto, se isso acontecer, fique tranquilo e siga as seguintes dicas:

1) Checar se em outro local já houve concurso semelhante

Isso é bem possível. Digamos, por exemplo, que se abra pela primeira vez o concurso para carreiras de apoio à Câmara Municipal de uma cidade do interior do seu Estado. Quando há concursos para órgãos menores, como o desse exemplo, é comum que se escolha uma banca especializada em concursos municipais, muitas vezes do próprio Estado. Assim, basta pegar provas passadas de cargos similares ao almejado e fazer o seu edital sintetizado, montando sua estratégia de estudos!

Vale ressaltar que essa dica também se aplica nos casos em que o órgão não faz concurso há vários anos. Ex. não há concurso de bombeiro militar do meu Estado há 7 anos, mas o próximo sairá neste ano. Nesse caso, em vez de estudar com base no edital antigo, procure outros editais recentes de concursos militares, organizados pela mesma banca escolhida para o novo concurso, seguindo a estratégia do parágrafo anterior.

2) Não havendo nenhuma prova similar, entenda o perfil do cargo

Na hipótese de inexistir prova para cargo parecido com o que você vai se candidatar, então é importante analisar o conteúdo programático do edital e verificar que assuntos ali serão aqueles com que você lidará frequentemente no dia-a-dia. Por exemplo: no edital, na matéria “X”, há os assuntos “a”, “b” e “c”. Constatando que os assuntos “a” e “b” são abordados na prática cotidiana do cargo, é muito mais provável que a maioria das questões trate sobre eles.

Como, mesmo para cargos que não exigem formação em Direito cobra-se conhecimento jurídico, saiba que basicamente serão demandadas noções da chamada “letra de lei”, isto é, será cobrada a literalidade do texto legal, com suas famosas pegadinhas e exceções.

Busque, então, ler diariamente o texto das leis e, principalmente, da Constituição.

Um bom resumo dessas dicas, você encontra nesse vídeo:

Essa e muitas outras dicas você encontra nas redes sociais do Método de Aprovação (Youtube, Facebook e Instagram) e no nosso ebook.

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou depoimento, comente aqui embaixo que estaremos prontos a responde-lo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *