Não tente controlar tudo

Tempo de leitura: 2 minutos

Como tudo na vida, não se dá pra controlar milimetricamente tudo em sua preparação para concursos públicos. Há dias em que a produtividade é alta, outros em que não dá vontade de estudar. Pode ser que aquele concurso que você esperava pra daqui a seis meses, no máximo, só saia no outro ano. Uma circunstância familiar, de trabalho ou de saúde pode reduzir seu tempo de estudo diário (ou mesmo ter de suspendê-lo por algum tempo).

Duas das principais características de um bom concurseiro são ter resiliência e flexibilidade. A primeira se manifesta depois de cair uma, algumas ou várias vezes nas provas. É ter a habilidade de resistir a esses fracassos momentâneos, levantar-se e retomar a meta. Pense na reprovação como um pit stop e não uma derrota: é o tempo de aparar as arestas, calibrar os pneus e seguir firma na corrida.

Já a flexibilidade surge justamente nos momentos em que algo fuja um pouco (ou muito) do controle. Essas dificuldades externas ao mundo dos concursos devem ser analisadas para que você precise se adaptar. Por exemplo, se antes você tinha uma disponibilidade diária de estudos de oito horas e passou a ter quatro, não pense que necessariamente está em desvantagem. Use as estratégias dadas em nosso ebook e certamente você poderá alcançar bons resultados antes mesmo do que pensa!

De uma forma ou de outra, a dica dada no final desse vídeo do Prof. Gerson Aragão serve para qualquer candidato:

Investigue seus erros, para corrigi-los, e seus acertos, para replicá-los e acelerar sua aprovação. Voltando à analogia do carro de corrida, quando se é estratégico, pode ser que você comece a corrida como um “Fusquinha”, mas vá melhorando seu equipamento (mente, memória, estratégias, inteligência emocional) durante as várias voltas e, ao final, esteja dirigindo uma Ferrari turbinada na reta final da aprovação!

Seja resiliente, flexível e estratégico!

Bons estudos e nos convide pra sua festa da posse, hehe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *