Ler questões antes de estudar?

0
60

Você sabia que, antes de iniciar um novo tópico de estudos, é uma ótima pedida ler questões sobre o tema? Olha só essa dica do Prof. Gerson Aragão:

Como dito no vídeo, essa é uma excelente dica, pois lhe ajuda a obter maior direcionamento nos estudos.

Vamos dar um exemplo prático pra você entender melhor.

Digamos que hoje você deverá estudar o tópico “Poder Legislativo”, em Direito Constitucional. Esse tópico tem vários subtópicos, como as competências de cada Casa do Congresso Nacional, as prerrogativas parlamentares, as espécies de normas e o processo legislativo.

Contudo, como temos falado por várias vezes aqui em nosso blog, existem tópicos e subtópicos que podem ser mais ou menos cobrados a depender do concurso. Se você estuda pra ser Analista Legislativo de algum órgão do Poder Legislativo (ex. Assembleia Legislativa ou Senado Federal), certamente os temas acima serão cobrados com maior incidência e profundidade. Em outras carreiras, porém, pode ser que o tema seja cobrado de forma mais superficial ou sequer caia.

Para saber isso, sempre destacamos a importância das questões.

Mas elas não somente ajudam a saber os temas de maior incidência, como também lhe dão maior direcionamento sobre o que estudar.

Assim, você saberá, por exemplo, se o subtópico “Prerrogativas Parlamentares” pode ser estudado somente com a leitura do texto da Constituição ou se também será necessário consultar doutrina e jurisprudência.

Nesse sentido, as questões acabam servindo como um trailer do que deve ser “assistido” (no caso, estudado), lhe dando mais atenção e foco, porque saberá que, em determinado momento de seu estudo, o tema abordado por aquelas questões será abordado, permitindo que você faça anotações, ponha exemplos práticos e até destaque as pegadinhas de questões.

Então, propomos que você faça o seguinte: resolva questões antes de estudar e não somente depois, ok? Depois passa aqui e nos diz o que achou da experiência, beleza?

Um abraço e até a próxima dica!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here