Falta de tempo para estudar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Nossas vidas apressadas nos tiram o fôlego. Parecemos o coelho da Alice no País das Maravilhas sempre dizendo: “Estou atrasado, muito atrasado“.

Se você é uma dessas pessoas que almeja um cargo público, mas se queixa de faltar de tempo para estudar: Relaxe! Quase todo mundo possui a mesma reclamação.

E tenha certeza que não é isso que te impedirá de obter uma aprovação. O que será determinante é sua postura em relação ao “problema“. O sucesso virá se você mesmo com a falta de tempo, tiver jogue de cintura para saber lhe dar com ele.

A primeira coisa que deve-se ter em mente é que o relógio pode ser absoluto, de modo que uma hora sempre terá 60 minutos, um minuto sempre terá sessentas segundos e seu dia sempre terá 24 horas.

Não obstante o relógio ser absoluto, o tempo é relativo. Afinal, você tem o poder de transformar e aproveitar o seu tempo de acordo com suas necessidades e disponibilidades.

Falar em ausência de tempo suficiente para fazer determinadas atividades é abordar sobre três pilares:

  1. A) FALTA DE PRIORIDADE: tempo é questão de prioridade. Por exemplo: uma pessoa já sedentária que trabalha muitas horas no dia, possui filhos etc.. mas que não pratica nenhum exercício físico sob o argumento de que não tem tempo, um dia fica doente e por fortes recomendações médicas, sob pena de piorar seu quadro, coloca uma hora de caminhada diárias para melhorar a saúde.

O que houve com o tempo dessa pessoa? Aumentou? Claro que não. O que houve foi uma mudança em suas necessidades, ou melhor dizendo, uma alteração em suas prioridades.

Este mesmo raciocínio, aplica-se ao mundo dos concursos públicos. Onde fica seu Celular enquanto você estuda? Quanto tempo você gasta nas redes sociais (facebook, instagram etc..)

É preciso adequar suas ações às suas metas. Quais são suas prioridades hoje? Elenque-as no papel e analise se suas ações estão de consonância com elas e estabeleça um planejamento.

B) FALTA DE ORGANIZAÇÃO- é necessário saber administrar o tempo e para isso é bom ter a chamada Autodisciplina.

Isso tudo proporciona ao aluno uma excelente otimização do tempo.

Por exemplo: Você pode otimizar seu tempo nos deslocamentos de sua casa ao trabalho assistindo uma vídeo- aula ou ouvindo áudios próprios sobre determinado assuntos ou lendo resumos.

Esses são exemplos de aproveitar melhor seu tempo utilizando estratégias com criatividade.

Para saber mais sobre o assunto, assista o vídeo do Prof. Gerson Aragão abaixo:

 

  1. C) EXCESSO DE TAREFA- Faz-se necessário estabelecer e dividir as tarefas urgentes das tarefas de médio e longo prazo.

Todos nós temos multitarefas na vida, mas com planejamento/cronograma dá para cumprir em sua maioria.

Se você mora longe da biblioteca ou do trabalho, pega trânsito diariamente, possui filhos, cuida da casa, não se preocupem, sabe por que? Vocês são os mais responsáveis com o tempo, pois valorizam o pouco que tem.

Assim, se propuserem a estudar para alcançar um aprovação em algum concurso, conseguirão! Possa ser que a caminhada seja um pouco mais longa, mas se o estudo for de qualidade acompanhado de métodos e estratégias para otimizar o pouco que se tem, vocês serão aprovados!

Expurguem esse #MITO de que é preciso estudar várias e várias horas por dia para passar no concurso público. Na verdade, o que precisa é de C-O-N-S-I-S-T-Ê-N-C-I-A.

Vejam que é um conjunto de fatores que lhes conduzirão a aprovação.

Por fim, assistam a mais um vídeo do Prof. Gerson sobre análise estratégica do tempo no estudo para concursos:

 

Conte conosco para sua aprovação!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *