Como Estudar para Concursos

Tempo de leitura: 5 minutos

Passar em um concurso não é uma tarefa fácil. A concorrência é grande, as provas estão cada vez mais difíceis e sem estudar não vale nem a pena tentar se inscrever para um concurso. Mas com dedicação, organização e planejamento nos estudos, pode ser muito mais tranquilo você alcançar seu objetivo e passar no concurso que pode te dar mais estabilidade e uma boa oportunidade de carreira.

Então como estudar para concursos de forma eficiente? Quais são as melhores formas de estudar e ter resultado com esses estudos? É nisso que eu quero te ajudar e por isso escrevi esse texto. Nele vou dar algumas dicas básicas para você conseguir ter melhor rendimento nos estudos e chegar ao seu objetivo final, que é passar no concurso e garantir um bom trabalho no mercado.

Tenha um planejamento eficiente

Você deve trabalhar, estudar e ter pouco tempo disponível. Mas o tempo que antecede a chegada das provas deve ser aproveitado da melhor maneira possível. Quantas horas por dia você tem disponível para estudar? E dessas horas, quantas delas efetivamente serão usadas? Suponhamos que trabalhe das 8h às 18h e tenha o resto do dia livre. Então nesse caso dá para estudar no mínimo quatro horas por dia. Depois, se for possível, vá aumentando o tempo de estudo para poder se dedicar bastante para esse objetivo.

Desse tempo, o que será necessário estudar? Uma dica é separar um tempo ou um dia para estudar cada matéria para assim deixar sua mente e seu estudo devidamente planejados. Matéria x nas segundas e matéria y nas terças é uma boa ideia para começar. E não se esqueça dos finais de semana. Pelo menos durante o tempo que pretende estudar, você terá que deixar de lado alguns momentos de lazer e se dedicar aos estudos, sempre pensando no seu objetivo final.

Claro que não dá para abandonar a vida social para estudar. Saber equilibrar trabalho e lazer é fundamental para sua vida. Se quiser, tire o domingo para relaxar, curtir a família e se distrair um pouco. Afinal, se você ficar só em casa estudando o tempo todo, vai chegar uma hora que você estará esgotado.

Baixe uma Planilha e uma Vídeo-Aula para Organizar seus Estudos

planilha de estudos e aula baixar

Se organize com o planejamento

Depois de planejar o que vai ser estudado em cada dia, que dia você vai estudar e quantas horas por dia, é hora de colocar o planejamento em prática. É muito bonito ter um planejamento todo detalhado no papel, mas é necessário colocar em prática. Então é a hora de se organizar e fazer tudo que foi planejado para ter sucesso no final dessa caminhada.

Inicie estudando de duas a quatro horas por dia e aproveitando o tempo livre e veja o que é melhor para você. Se quatro horas for muito, pode ser melhor reduzir para três e estudar mais nos finais de semana. Ou quatro horas pode ser pouco e você pode se motivar a estudar mais tempo por dia. Isso depende de cada pessoa. O que vai ser necessário é colocar em prática tudo que foi planejado e ir se adequando de acordo com as necessidades e as dificuldades que forem sendo encontradas no caminho.
Então coloque seus planos em ação, veja o que acontece e se organize para que tudo saia da melhor forma possível e você consiga estudar e se preparar para o concurso que irá fazer.

Tenha uma uma Metodologia de Estudo

Seguir uma metodologia de estudos pode ser uma alternativa para você que não consegue organizar seus horários ou mesmo se quiser ser mais disciplinado. Duas alternativas interessantes são um quadro de horários ou ciclo de estudos. O quadro de horários é onde as disciplinas serão feitas especificamente em um dia da semana, sempre de acordo com o tempo que cada pessoa irá dedicar para estudar por dia. Mas esse método pode ficar mais difícil de ser cumprido se você falhar os estudos em algum dia. Se deixar três matérias para estudar por dia e em um dia não estudar, no dia seguinte terão mais três e juntando essas atrasadas somam seis e será impossível estudar seis matérias em um dia. Então é uma metodologia que exige muito comprometimento.

A outra forma é um ciclo de estudos, onde você vai estudar cada disciplina por um período de tempo, sempre de acordo com a importância que tem estudar aquele tema para você. Assim é possível avançar em conteúdos que você já está mais por dentro e dedicar seu tempo somente para o que realmente precise para aproveitar o tempo que tem disponível e adquirir todo o conhecimento necessário. Se precisar parar não vai ter problema nesse caso. Quando voltar, dedique seu tempo para concluir o estudo da matéria que estava estudando e vá para a próxima.

Espero que com essas dicas você consiga estudar mais e melhor para o concurso que se inscreveu ou pretende se inscrever. Com organização, planejamento e metodologia fica mais fácil estudar e adquirir o conhecimento necessário para se sair bem nos dias de provas. Sei que não é fácil passar em um concurso e minha intenção com esse texto foi te deixar mais tranquilo e te ajudar a se organizar para seus estudos.

Com essas dicas, acredito que ficará mais fácil você se organizar e estudar da melhor forma, independente do tempo disponível e de que horários dedicará para isso.

Se você tem interesse sobre técnicas de resumo, revisões e analise de provas e editais, de modo a ser mais estratégico em concursos, baixe o nosso ebook “Os 3 Passos Estratégicos para ser Aprovado em Concursos Estudando até 50% Menos”, neste link.

1 Comentário

  1. valmir gomes de morais

    Achei muito interessante em ensinar como encarar um concurso, e eu quero esse método vai valer apena maravilhoso.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *