Como estudar na reta final do concurso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Primeiramente, se você é do perfil de concurseiro que só estuda quando o edital sai, precisa mudar “pra ontem” esse comportamento. Isso porque da data da publicação do edital ao dia da realização da prova, geralmente há um intervalo de 2 ou 3 meses e, às vezes, até menos que isso. Fica claro que não se consegue estudar corretamente ao menos os pontos mais importantes de cada matéria, nem muito menos aprofundá-los. O resultado disso, salvo se você já tiver uma boa base de estudos, quase sempre não será satisfatório.

Assista a este vídeo e entenda como você pode mudar sua atitude e estudar com planejamento de longo prazo:

Se você já está estudando há um bom tempo e conseguiu estudar a maior parte dos tópicos de cada matéria, uma vez sendo publicado o edital do concurso de que deseja participar, será necessário fazer as devidas adaptações e acelerar o ritmo de estudos.

Sobre as últimas semanas antes da prova, veja estas dicas do Prof. Gerson Aragão:

Assim, nas duas ou três últimas semanas antes da prova, busque aumentar a quantidade de horas de estudo, intensificando as revisões e resolvendo muitas questões. Foque naqueles assuntos em que demonstrou maior dificuldade de aprender o conteúdo (o que você pode ter constatado resolvendo questões), bem como nos assuntos com maior probabilidade de serem cobrados.

Para esses últimos dias, leia aqueles assuntos/leis mais “decorebas”, como Regimento Interno de um Tribunal, a Lei Orgânica do órgão (Ministério Público, Defensoria Pública etc) e/ou o Estatuto dos Servidores Públicos da União, Estado, DF ou Município. Aqui damos essa dica, porque, muitas vezes, cobram-se tópicos dessas normas como número de componentes, espécies de licença que se pode tomar, prazos processuais etc.

Na última semana, caso faça concursos de carreira jurídica, recomendamos a leitura dos resumos de jurisprudência disponibilizados no site do Prof. Márcio Cavalcante, do Dizer o Direito. Além disso, prossiga com as revisões dos assuntos mais “quentes” pra prova – isso você sabe por seguir o método do edital sintetizado, utilizando preferencialmente seus próprios resumos, com os quais já está familiarizado e, portanto, poderá lê-los mais fácil e rapidamente.

Se a prova ocorrer em outra cidade ou Estado, preste bastante atenção nas informações do cartão de embarque, pra que não perca o vôo. No dia da véspera da prova, separe o lanche que levará pra prova, as canetas (preste atenção se pode usar caneta azul ou se só pode na cor preta), documento com foto e busque descansar!

Chegue com antecedência no local de prova, principalmente se ele for distante de sua casa ou do local em que estiver hospedado. Quanto mais próximo do horário de abertura dos portões, maior o congestionamento próximo da escola ou faculdade em que fará prova.

Confie em você e faça uma boa prova! Estamos torcendo por seu sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *