Como Analisar e Resolver Questões de Concurso

0
319

Que resolver questões é essencial para a aprovação em concursos públicos, você já deve estar careca de saber, mas sabia que não basta a mera quantidade de questões resolvidas, mas também uma análise mais aprofundada?

É o que explica o Prof. Gerson Aragão no vídeo abaixo:

Assim, além de saber se você acertou ou errou aquela questão, é necessário saber o motivo do seu acerto ou erro. Quando acertamos, muitas vezes sabemos o porquê, mas outras vezes esse acerto vem de um chute ou intuição. Daí porque é importante fazermos a análise das questões e dos motivos dos nossos acertos e erros.

Hoje há vários sites e livros com questões de provas passadas das bancas, podendo-se pesquisar nos comentários às questões as justificativas de a(s) alternativa(s) estar(em) certa(s) ou errada(s).

Por meio disso, você poderá analisar que conteúdos dentro de cada matéria são mais cobrados, qual a incidência em prova desses conteúdos, bem como a fonte de estudo necessária para acertar a questão.

No vídeo acima, o Prof. Gerson Aragão constatou que a questão analisada, sobre licitações, exigia somente o conhecimento da letra da lei. Mas há questões  que pedem conceitos, classificações, diferenciações entre institutos jurídicos, bem como combinam os temas abordados.

Após essa análise, você não somente saberá o seu índice de acertos e erros, como também as melhores fontes de estudos para cada tópico de uma matéria.

Por exemplo: a maioria das questões sobre Poder Judiciário em concursos para servidor de tribunais, em Direito Constitucional, exige o conhecimento do texto da Constituição. Quanto ao tema Poder Constituinte, porém, é necessário estudar por doutrina.

É por isso que em post anterior desse blog, mencionamos a importância de que, antes de iniciar o estudo de um certo conteúdo de uma matéria, deve-se passar rapidamente no site ou livro de questões para saber se esse conteúdo é cobrado com muita frequência ou não, seu nível de dificuldade, bem como as fontes de estudo mais importantes.

Enfim, não se contente em somente saber se acertou ou errou a questão: vá além, extraindo dela os conhecimentos e técnicas necessários para sua aprovação.

Até a próxima dica!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here