Chute Técnico para Concursos

Tempo de leitura: 3 minutos

3 dicas práticas para aumentar em até 150% suas chances de acerto nas questões da prova

Existe sensação pior do que chegar no dia da prova, ler as questões e ficar em dúvida do que responder? Ou pior, não saber sobre nenhum dos itens?

Isso já aconteceu muito comigo várias vezes e a sensação, para mim, era de impotência. Eu estava de frente para a prova, tinha me preparado, mas em algumas questões parecia que não havia nada que eu pudesse fazer.

Você já passou por uma situação como essa? Se sentiu assim alguma vez?

Podem existir diversos motivos para isso, como nervosismo, o “branco”, ou simplesmente não saber a resposta.

Com o tempo descobri que era possível chutar tecnicamente, de modo que fosse possível fazer algo em relação a essas questões e aumentar a probabilidade de acerto. É sobre algumas dessas técnicas que vou escrever aqui.

Adianto que você pode até duvidar sobre a validade desse tipo de estratégia, mas a prática mostrou sua eficiência.

ITENS ABSURDOS

Uma das mais fácies, pois praticamente todas as questões possui um item em que vários elementos internos são incorretos. São geralmente absurdos e, por isso, de fácil eliminação. Só a eliminação desse item, em uma questão de 5 itens, aumenta sua probabilidade de acerto em 25%.

ITENS CORRETOS MAS SEM CORRELAÇÃO

É muito comum a questão trazer um item em que a ideia, apesar de ser correta, não guarda correlação com o enunciado. Isso torna o item incorreto. Por isso é preciso tomar muito cuidado na leitura do item e verificar a todo momento o enunciado da questão.

Ocorre também do item iniciar de forma correta, mas no final é apresentada uma consequência em que nada tem a ver com o inicio do item (sua causa). É o caso de marcar esse item como incorreto.

ITENS CONTRADITÓRIOS

Por fim, toda vez que você encontrar itens que são contraditórios, é possível que o item correto seja um ou outro. Assim, quando um item é o oposto do outro isso indica que um dos itens pode estar correto.

Exemplo: se em um questão de 5 itens, 2 itens são contraditórios, você pode dar mais atenção nesses pontos. Se a resposta for um desses 2 itens, suas chances de acerto aumentaram em 150%. Antes era de 20%, pois havia dúvida entre 5 itens, e agora passa a ser de 50%, pois a dúvida fica entre apenas 2 itens. Ou seja, suas chances subiram 150%, pois passou de 20 para 50%.

Existem várias outras técnicas de chute em que você pode ser mais eficiente na resolução de questões, como o balanceamento dos itens ou a contagem técnica. O mais importante é perceber que a soma de estratégias de estudo para concursos realmente fazem diferença, assim como fizerem em minha vida.

Espero ter realmente ajudado você nessa caminhada e se desejar avançar com mais em técnicas e estratégias, pode baixar gratuitamente meu livro digital em PDF com muito mais, no link www.metododeaprovacao.com.br

Grande abraço
Gerson Aragão

*PS: Um erro muito comum de quem inicia nos estudos para concursos é achar que o chute técnico é uma solução para quem não estuda. Muito pelo contrário. A prática e a experiência me mostraram que, quanto mais se estuda com qualidade e estratégia, maior é a eficácia do chute técnico, pois a probabilidade começa a influir a seu favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *