ALIMENTAÇÃO CORRETA AJUDA NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS?

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Passar em concurso público, ao contrário do que muita gente pensa, não é só a quantidade de “bunda de horas sentada na cadeira“.

Na verdade, a aprovação em um certame é fruto de uma soma de fatores que juntos lhe dão o equilíbrio necessário para obter tal êxito.

Dentre este universo de elementos que te conduzem a uma aprovação, sem dúvida, a alimentação é um deles, pois alguns alimentos te auxiliam na concentração, outros no seu humor, sem contar que se alimentar de forma saudável reflete na anatomia do seu corpo, afinal, sentir-se bem consigo mesmo, não tem preço.

Primeiramente, vale dizer que o intuito aqui não é de determinar que o concurseiro viva de dieta, elimine as gorduras trans, glutén, etc… NÃO! O objetivo deste texto é de, tão somente, auxiliar na conscientização de se tentar manter uma alimentação equilibrada e alertar que certos alimentos podem potencializar a produtividade nos estudos. Então vamos lá.

  • EVITE EXCESSOS:

Nada em excesso é bom, até a água em excesso pode desequilibrar a quantidade de sódio no sangue e desregular os rins.

Quando fala-se em excesso, não é só naquele dia que você vai a um rodizio de pizza ou churrascaria e come muito até faltar o ar. Na verdade, muitas vezes cometemos excessos diariamente e nem percebemos, como por exemplo, quando sua alimentação ao longo do dia só é rica em carboidratos e uma quantidade quase ínfima de proteínas: pão de manhã, massa no almoço, a tarde alguma fritura e por aí vai…

  • AUMENTE A INGESTÃO DE ÁGUA

O nosso corpo é composto por aproximadamente 75% de água. Os benefícios da água em nossas vidas são indiscutíveis, tanto na saúde quanto na beleza.

Um dos benefícios diretos com o estudo é que o consumo da água em proporção ideal (2L/dia) melhora o funcionamento do cérebro e melhora funcionamento do intestino.

Por isso tente sempre levar consigo uma garrafa de água para biblioteca, sala de estudos, trabalho para que assim, você possa controlar melhor o seu consumo.

  • DIMINUA A QUANTIDADE DE GORDURA TRANS

Mas o que é mesmo gordura trans?

De forma menos científica possível, para você entender melhor, pode-se dizer que gordura trans são gorduras artificiais criadas pela indústria de alimentos e servem para melhorar o sabor dos alimentos e aumentar a durabilidade desse alimentos industriais, ou seja, aumentar o prazo de validade dos mesmos.

Um estudo publicado recentemente pelo New England Journal of Medicine indica que a ingestão diária de 5 g de gorduras trans aumenta em 25% o risco de doenças cardíacas. Elas também elevam o mau colesterol (LDL) e reduzem os níveis do bom colesterol (HDL), aumentando os riscos de doenças coronárias (da circulação).

Mas o que é rico em gordura trans e nós amamos? Sorvetes, batata-frita, produtos industrializados, biscoitos recheados…

O consumo destes alimentos devem ser exceção, se puder, deixe-os apenas para os finais de semana ou para quando o pico de estresse estiver muito elevado. Dê uma prioridade aos alimentos naturais.

  • 5 ALIMENTOS QUE AUMENTAM A CONCETRAÇÃO E INFLUEM NA ATIVIDADE COGNITIVA:
  1. Nozes: melhora a concentração, a memória e a velocidade do processamento da informação.
  2. Maçã: rica fonte de fisetina, composto que favorece no amadurecimento das células nervosas. A maçã e as frutas vermelhas exercem o papel de proteção dos neurônios.
  3. Brócolis: é uma das maiores fontes de Vitamina K e ajuda a fortalecer a função cognitiva.
  4. Peixes em geral: ricos em ômega 3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão.
  5. Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo.

Estes e outros alimentos possuem o poder de aumentar seu rendimento nos estudos durante sua preparação. Portanto, além de focar nos estudos, cuidem também de sua alimentação que também representa uma grande aliada na manutenção de seu equilíbrio físico e emotivo, afinal: “Você é o que você come”!

Para informações mais específicas sugiro que consultem uma profissional da area.

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