3 Fatores para ser Aprovado

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabemos que é difícil essa batalha rumo à aprovação nos concursos públicos e, por isso, hoje trazemos três fatores que você deve incutir em sua mente para que, em breve, deixe de ser apenas um concurseiro para se tornar um servidor público.

Primeiramente, assista a este vídeo do Prof. Gerson Aragão:

Uma das frases finais desse vídeo que resume bem o que trataremos nesse texto: “a derrota começa na mente, mas a vitória também”.

Você pode até achar piegas, mas essa frase faz todo sentido. Quem não firma em seu espírito a vitória e luta por ela dificilmente obterá sucesso, seja nos concursos, seja em qualquer outra área da vida.

Agora vamos aos 3 fatores explicados pelo Prof. Gerson:

1) Possibilidade

Você acredita que pode passar?

Essa pergunta pode parecer difícil de responder, mas não necessariamente deve o ser. Toda pessoa é capaz de aprender e, assim, passar em concurso público!

Faça uma leitura de si: seus pontos fortes e fracos. Pode ser que não tenha sido bom estudante na escola ou na faculdade, mas seja uma pessoa obstinada e criativa. A vontade, a gana são fatores essenciais para os estudos pra concurso.

Veja ao seu redor: você tem algum amigo, parente ou conhecido – gente como a gente – que passou em um concurso? Provavelmente conhece. Por que, então, você não poderia passar?

Existem vários exemplos de pessoas que, em situações adversas, conseguiram ser aprovadas em concurso[1]. Repetimos: a aprovação começa na mente! Aliada à obstinação, serve como mola propulsora!

Enfim, se consegue visualizar que é possível, então também pode seguir em frente.

2) Capacidade

Acreditando que é possível, é necessário que você tenha ou adquira capacidade para aprovação.

Não se trata só de capacidade intelectual, mas também de escolha de materiais e conteúdos. É saber buscar os recursos necessários pra passar: bons livros, bons cursos e dicas como as dadas neste blog são ferramentas úteis para capacitá-lo.

Não se começa a preparação para uma maratona correndo os seus 42 km! A capacidade física e mental exige que se corram 5, 10, 21 até adquirir a resistência necessária para alcançar a linha de chegada.

Com os concursos públicos é a mesma coisa: começa-se fazendo a base, resolvendo questões e provas simuladas, depois prestando concursos e avaliando seus pontos fracos e fortes, bem como aquilo que se tem de melhorar, aperfeiçoando-se até estar “tinindo”!

3) Merecimento

Fator muito ligado ao da possibilidade. Questione-se: você se considera merecedor desse cargo? Saiba que não só o bom aluno que merece a aprovação.

A riqueza do concurso público está justamente no fato de garantir que pessoas de diferentes sexos, raças, credos, classes sociais, convicções políticas, filosóficas ou religiosas, com ou sem deficiência tornem-se servidoras de nossa nação. Há espaço para todos e todas.

Então, por que você não mereceria ocupar um cargo público? Construa diariamente em seu pensamento a ideia de que merece estar ali. Imagine-se tomando posse, entrando em exercício e cumprindo suas atribuições, de forma a melhor servir à sociedade brasileira.

Enfim: acredite que você pode, é capaz e merece ocupar um cargo público. Estude. Faça provas. Aprenda com seus erros. Faça novas provas. Prepare-se! O que hoje é sonho amanhã poderá ser realidade! Só depende de você!

Conte conosco do Método de Aprovação nessa caminho. E repetimos:

A derrota começa na mente, mas a vitória também.

[1] Veja alguns: http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL617037-9654,00-MORADOR+DE+RUA+PASSA+EM+CONCURSO+DO+BB+E+ASSUME+CARGO+EM+JULHO.html e http://g1.globo.com/goias/noticia/ex-faxineira-que-virou-juiza-lanca-livro-sobre-sua-historia-e-possivel-concretizar-os-sonhos.ghtml.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *